A rede municipal do Ipojuca registrou um crescimento significativo nas matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2025. De acordo com dados do Sistema Educacional do Ipojuca (SEI), o número de alunos matriculados nessa modalidade passou de 984, em 2024, para 1.444 neste ano — um aumento de 46,75%.

O crescimento é resultado de uma série de ações promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Entre elas, a abertura de uma turma de EJA em Maracaípe — local que antes não ofertava a modalidade — e a reabertura de turmas em cinco escolas da zona rural.

Além disso, parcerias com o Instituto Paulo Freire e o Projeto Alfa EJA, somadas à oferta de formação continuada para os professores da modalidade, também contribuíram para fortalecer a busca ativa e ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos no município.

“A valorização da EJA representa o compromisso do Ipojuca com a inclusão e a garantia do direito à educação em todas as fases da vida. Trabalhar a alfabetização e a formação de jovens e adultos é essencial para promover cidadania, autonomia e novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho”, destacou o secretário de Educação do Ipojuca, Deoclécio Lira.